Nezildo Vale

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Conselhos Tutelares Maranhenses de Luto

Os Conselhos Tutelares do Maranhão aderiram a manifestação Nacional de Luto pelo assassinato cruel e covarde dos três Conselheiros Tutelares no município de Poção-PE. Desde o ocorrido no ultimo dia 06 de Fevereiro(sexta-feira) todos os Conselhos Tutelares do país manifestaram luto colocando faixas pretas nas sedes dos respectivos CTS, o Maranhão foi um dos primeiros estados a manifestar apoio aos companheiros do estado Pernambucano. As manifestações repercutiram em todo o território nacional, ao completar 07 (Sete) dias da maior tragédia já ocorrida na classe dos Conselheiros Tutelares para expressar o enorme pesar e repudio a tamanha atrocidade que vitimou os companheiros de Luta defensores de Direitos de Crianças e Adolescentes, Conselheiros dos municípios do Estado fecharam as portas e foram as ruas da Capital Maranhense São Luis, reivindicar direitos e condições dignas de trabalho. A mobilização teve inicio na Praça Deodoro e encerrou em frente ao Palácio dos Leões, onde a Coordenação Executiva da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Maranhão-ACECTMA e uma comitiva formada por Conselheiros Tutelares foi recebida por assessores do Governador Flavio Dino, que após receber documento com reivindicações da classe Tutelar garantiu que providencias urgentes serão tomadas para solucionar tais problemas. Esteve durante toda a manifestação junto aos Conselheiros Tutelares o Promotor da Infância e Juventude do Estado Dr. Macio Tadeu Marques, a Ouvidora de Segurança Pública do Estado Elivânia Estrela, o Vereador Ricardo Dinis de São Luis, o Vereador Biné Cardoso de Vitoria do Mearim e autoridades locais. Foi a primeira Paralisação Nacional de Conselheiros Tutelares da história do país.  

Redação: Coordenação de Comunicação da ACECTMA Ildenê Cardoso -CT Bela Vista do Maranhão

Palácio dos Leões sede do Governo do Estado do Maranhão 
Promotor da Infância e Juventude Dr. Marcio Tadeu  Marques
 Secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos Márcio Jerry representando o Governador Flavio Dino recebeu a comissão da ACECTMA.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Ivan Marques -Coordenador de Formação-FCNCT- Coordenador da Região Nordeste Rep. Do Maranhão-FCNCT. Emite nota sobre o assassinato dos nobres conselheiros tutelares LINDENBERG VASCONCELOS, DANIEL FARIAS E CARMEM LÚCIA, e da avó da criança, SRA. ANA RITA VENÂNCIO.


VEM AI MAIS SUPER ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA ACECTMA, DESTA VEZ NA REGIÃO CENTRAL MARANHENSE.

O VI Encontro de Formação para Conselheiros (as) e Ex-Conselheiros (as) Tutelares da Região Central Maranhense; terá como TEMA: Conselho Tutelar Auxiliando na Elaboração da Proposta Orçamentária; Controle Social e Eleições Unificadas 2015, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de Abril de 2015, local: Câmara Municipal de Pedreiras, sediada à Rua Maneco Rêgo, s/n – Centro Pedreiras-MA. Sendo que os Conselheiros Tutelares devem apresentar no ato do credenciamento Relatório Anual dos atendimentos realizados pelo respectivo CT no ano 2014 (um Relatório por Conselho Tutelar).

Informações pelos fones: Coordenação R. Central (98) 98824-9136 Ildenê -CT Bela Vista-MA /(98) 98183-2083 e (98) 98823-2149/ Keiliane CT Santa Inês-MA. . CT Pedreiras (99) 3642-3934 – 98102-8593 Marcelo Conselheiro Tutelar Pedreiras/ 98146- 7158 Cícera Conselheira Tutelar Pedreiras.
E-mails: ildenect@hotmail.com / Kqgomes@hotmail.com

CONVOCATÓRIA

CHACINA: Três conselheiros tutelares mortos em emboscada na Cidade de Poção -PE

Três conselheiros tutelares e uma idosa foram mortos a tiros na noite de sexta-feira dia 06 de fevereiro de 2015 na Cidade de Poção, no Agreste Pernambucano. Uma menina de 3 anos, neta da mulher, estava junto e sobreviveu. Segundo informações da família, eles vinham da casa da avó paterna da criança, situada em Arcoverde, no Sertão, com quem mantêm a guarda compartilhada.
As primeiras informações obtidas pela Polícia Militar indicam que pessoas realizaram uma emboscada em estrada do Sítio Cafundó, para onde os cinco estavam indo de carro. “Primeiro, atiraram no motorista, depois nas mulheres que estavam no banco de trás e à queima roupa em um deles [dos que estavam no veículo] que tentou escapar”, informou a PM. Os conselheiros eram Carmem Lúcia da Silva, de 38 anos, José Daniel Farias Monteiro, de 31, e Lindemberg Nóbrega de Vasconcelos, de 54. A avó materna da criança se chamava Ana Rita Venâncio e tinha 62 anos. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru esteve no local e recolheu os corpos.




 Primeiramente, havia a informação de que a criança se feriu à bala na confusão, mas, no hospital, informaram que o sangue que a sujava não era dela. A menina está sob a guarda de policiais em um local não divulgado, por questão de segurança. Segundo a PM, o pai dela não foi encontrado, a avó paterna também não. A mãe morreu há anos, supostamente por envenenamento, também de acordo com esta corporação.
Força-tarefa
Para as investigações do crime, o governo do estado designou quatro equipes da Polícia Civil especializada em homicídios, cada uma com um delegado. A força-tarefa é comandada pelo delegado Erik Lessa, gestor operacional da Diretoria Integrada do Interior I, e será assumida pelo delegado Darley Timóteo, diretor desta área. À redação do portal, este chefe de polícia informou que uma portaria deve sair ainda neste sábado (7), para que nenhum outro detalhe sobre o caso seja passado até que existam informações palpáveis.
“Todo o efetivo da Polícia Militar da região se encontra à disposição da Polícia Civil para eventuais diligências que contribuam para o esclarecimento do caso. A determinação expressa do governador Paulo Câmara é que o crime seja rapidamente elucidado e para isso recomendou todos os esforços do estado”, informou a assessoria de imprensa do governo de Pernambuco.


Fonte:http://7segundos.ne10.uol.com.br/