Nezildo Vale

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Maranhão dispõe de Delegacia online na internet

A Secretria de Estado de Segurança Pública (SSP) disponibiliza um portal onde o cidadão pode registrar ocorrências como perda, extravio e furto de documentos, e/ou pequenos aparelhos eletroeletrônicos, como aparelhos celulares e notebooks.

A Delegacia Online de Polícia Civil foi implantada no Maranhão com o intuito de facilitar o acesso do cidadão ao serviço público, onde qualquer pessoa pode registrar no próprio site da delegacia, tipos de ocorrências que anteriormente eram necessários ser feitos pessoalmente numa Delegacia mais próxima. Com a ferramenta, o cidadão não precisa se deslocar a um Distrito Policial para registrar uma ocorrência criminal.

O serviço está disponível no endereço eletrônico www.delegaciaonline.ma.gov.br e o usuário precisa apenas estar conectado com um computador que tenha acesso a Internet.  Caso não possua um computador, ele pode se deslocar até um dos postos do Viva Cidadão e utilizar o serviço.

Funcionamento

A Delegacia Online está vinculada ao Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O portal funciona 24 horas por dia durante sete dias por semana.

O usuário, após fazer o registro no site, receberá um documento confirmando a validação de sua ocorrência, que também será encaminhada para um e-mail cadastrado no ato da solicitação. No correio eletrônico, constará a seguinte mensagem: ‘Seu Boletim de Ocorrência foi aceito’.

O serviço é gerenciado por atendentes treinados e capacitados para operar o sistema. Essa validação é confirmada por meio de registro documental que legitima a solicitação, gerando um boletim de ocorrência eletrônico com número, dados, e ocorrências do cidadão nos padrões das unidades policiais.

“O documento é o mesmo que seria entregue na própria delegacia. Com isso, o sistema disponibiliza ao cidadão serviços de melhor qualidade, considerando a economia de tempo de resposta das demandas da Polícia Civil”, destacou Daniel Brandão, coordenador da ferramenta.     

Funcionando desde agosto de 2010, a Delegacia Online de Polícia Civil já contabilizou mais de 6.300 ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário